A “Carne Processada” pode provocar cancro! É esta a afirmação que faz a OMS (Organização Mundial de Saúde) e o IARC (Agência Internacional para a Investigação do Cancro), alertando também também que provavelmente o consumo de carne vermelha tem o mesmo efeito.
A OMS, coloca nesta lista, o bacon, as salsichas e a linguiça, pese embora que algumas organizações nacionais, vieram já deitar água fria nas brasas, dizendo que o consumo moderado… e tal… não faz tanto mal.
Mas já nada me admira, tudo faz mal, o melhor é não comer e, se possível, deixar até de respirar por causa dos gases poluentes que andam para aí, ou do mau cheiro dos políticos. É normal, há excesso de vaca, o porco faz mal, há excesso de porco a vaca mata!
No entanto, a verdadeira razão que está por detrás destas notícias, tem a ver com a venda do Fiambre de Perna de Porco Extra! – Será que ouvi para aí uns risinhos de escárnio? Estão a fazer pouco desta minha avaliação?! Estejam à vontade que já vos ponho a chorar mais aqueles que comem Fiambre de Perna de Porco Extra, e a minha certeza não se baseia em estudos científicos da OMS, mas apenas da avaliação de factos reais.
Vejamos… que tipo de carne tem a Perna de Porco Extra? Só pode ser carne processada, pior só pode ser carne inventada, manipulada, recriada à custa de sobras ou de partes não indexadas do Porco. Claro, o Porco só tem quatro Pernas (patas), e que eu saiba não tem nenhuma “Perna Extra” (ou seja, uma quinta Perna). Logo estão a fabricar Fiambre com uma parte do Porco que não existe, ou de uma parte que ninguém compraria e que nem sequer vou arriscar dizer qual é.
Mas a OMS não se ia pôr a analisar o Fiambre de Perna de Porco Extra, mas desconfiou que o Porco só tinha quatro Patas (depois de mandar uma equipa técnica para o Alentejo), vai daí, toma lá esta notícia.
(António Amaral)
Sem comentários:
Enviar um comentário